Sejam Bem Vindos ao Blog Documentário Déjà Vu!

Olá a todos!

Esse blog tem o objetivo de informar constantemente sobre o projeto de documentário que está sendo desenvolvido por alunos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

“Eu acho que eu já escutei isso”, “Mas eu tenho certeza que já vi esse filme?”, “Será que já estive aqui antes?”

O Déjà Vu é uma reação psicológica, um alterar na percepção, que causa estranhamento, fascínio, angustia curiosidade e medo. É aquela sensação de já ter vivido aquele evento presente, no passado. É o estranho sentimento de se ter visto ou experimentado alguma coisa, que se sabe (ou não!) que não aconteceu.

O termo é uma expressão da língua francesa que significa, literalmente, já visto e tem diversas variações, incluindo entre elas o Déjà vecu, já experimentado; Déjà senti, já pensado; Déjà visite, já visitado. O cientista francês Emile Boirac, um dos primeiros a estudar esse estranho fenômeno, deu esses nomes ao assunto em 1876.

Mas afinal, seria o Déjà Vu uma experiência do passado em um evento futuro, ou a sensação de futuro em um momento presente? O fascínio momentâneo causado pela impressão de já ter “vivido aquilo” pode virar um incomodo existencial pelo simples fato de derrubar a teoria umbilical de que o tempo e sua percepção são lineares, contínuos e cronológicos. A simples experiência provoca questionamentos sobre nosso, já consolidado e enraizado, conceito de tempo.

Mas então poderia o Déjà Vu ser visto como a prova da relatividade apontada por Einstein em suas teorias, ou apenas um desvio na percepção causado por uma disfunção no cérebro? Seria a prova da não realidade ou um presságio religioso? Uma conexão entre diversos universos paralelos ou apenas reflexos da absurda quantidade de informações captada pelos olhos, diariamente, e armazenadas no inconsciente da memória sem que possamos processar-las completamente? O que é essa impressão estranha que causa uma resposta ainda mais indescritível a nossos sentidos?

O documentário não busca afirmar hipóteses ou responder essas perguntas de maneira definitiva, mas confrontar e aprofundar esses diferentes pontos de vistas e experiências, explorando o tema sem preconceitos e absolutismo a fim de despertar o questionamento do espectador sobre assuntos que vão além da abordagem sugerida no curta metragem.

Colocando em xeque um conceito tão enraizado, o tempo – através da experiência do Déjà Vu – o documentário propõe que o espectador coloque em xeque seus próprios pré-conceitos individuais.  Para isso, temas importantes em nossa contemporaneidade, e relacionados diretamente com essa proposta central embutida no curta, serão permeados: a comunicação, o diálogo, a troca de experiências, a relatividade entre os diferentes pontos de vista.

Utilizando um tema universal, simbólico, abstrato, e, acima de tudo, sensorial, o documentário construirá um diálogo entre as diversas categorias abordadas (médicos, físicos, psicólogos, neurologistas, filósofos, religiosos, artistas, pessoas com experiências pessoais e/ou distúrbios perceptivos). O documentário busca estimular o pensamento filosófico acerca desta experiência, por isso trará diferentes pontos de vista ideológicos/filosóficos e religiosos, cabendo ao tempo e o cinema o papel de mediador das discussões.

Aqui serão postadas noticias sobre o projeto assim como textos, imagens, poemas, contos, musicas, videos, entrevistas, links e muito mais resultante da pesquisa sobre o tema para os diversos interessados.

~ por felipecarrelli em 27/05/2010.

3 Respostas to “Sejam Bem Vindos ao Blog Documentário Déjà Vu!”

  1. É de extrema importância buscar respostas, ainda que essas sejam inconcebíveis ao nosso entendimento…. Edinaldo Carvalho

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: