Cinema e Filosofia

Autor do livro O Cinema Pensa – Uma introdução a filosofia através dos filmes, Julio Cabrera é graguado em Filosofia (1970) e doutor em Filosofia (1974) pela Universidad Nacional de Córdoba (Argentina). Atualmente é professor titular no Dpto de Filosofia da UnB (Universidade de Brasilia).

Em seu site podemos encontrar diversos textos e links para publicações que relacionam filosofia e cinema, utilizando autores como Nietzsche, Schopenhauer e Heidegger.

Assim como a literatura, o cinema tinha acompanhado sempre a minha formação como pensador de uma realidade que me decepcionava profundamente, mas que me fascinava quando posta em imagens. Um encontro com Christian Metz em Córdoba, dando ele um curso sobre semiologia nos setenta, me impressionou vivamente, sobretudo no que se referia à possibilidade de ver o cinema como forma de pensamento. Em nossas línguas balbuciantes (eu não sabia quase nada de francês, e Metz estava tentando falar espanhol), esse curso deu-me subsídios que apenas décadas mais tarde eu me atreveria a organizar numa linha de investigação definida.”

Julio Cabrera foi entrevistado pela equipe do Temporão e algumas de suas brilhantes colaborações estarão no documentário que estréia próximo dia 25 de Novembro em São Carlos.

Mais informações sobre o Julio Cabrera em:

http://e-groups.unb.br/ih/fil/cabrera/portugues/

~ por felipecarrelli em 13/09/2010.

Deixe uma Resposta

 
