Temporal!

A idéia de fazer a exibição de  estréia/teste de audiência no Teatro de Arena tinha o objetivo de aproveitar o espaço a céu aberto da arena para que os espectadores tivessem um maior contato com  a natureza. Como o documentário explora ambientes orgânicos, pensamos que a luz do luar e das estrelas poderia causar uma sinestesia interessante.

O fato é que a sinestesia foi realmente intensa e a piada que temíamos no início da exibição concretizou-se: o Temporão virou Temporal.

A garoa começou de leve, com alguns pingos frios que refrescavam o abafado clima de primavera de São Carlos. Enquanto o clipe “Jaques Vinelleve Experience” passava antes do documentário, o público presente continuava apostos mesmo com a chuvinha fina que aumentava. Mas foi só o documentário começar que em 5 minutos a chuva ficou torrencial!  As imagens de aguá da tela eram sentidas pingo a pingo na pele de cada um. Uma experiencia sinestésica entre o tato, a visão e a audição. Mas a natureza passou do nosso ponto de experiencia e choveu sua chuva  sem pedir passagem. Não dava mais para continuar e paramos o filme.

Um pé d’ agua e todos de pé se refugiaram no vão coberto onde estava o projetor. Todos se espremeram no palco e observavam a chuva violenta enquanto tentavamos puxar os equipamentos mais para o centro e tirar do alcance dos respingos de agua que o vento arrastava. Cobrimos tudo e resolvemos reiniciar a projação.

Sentamos no chão, proximos da projeção e como um Deja Vu, assistimos novamente o documentário.

Após a exibição, distribuimos um formulário com 8 questões sobre o curta, a fim de dar a oportunidade de cada um individualmente fazer suas considerações sobre o documentário, fazendo criticas, sugestões e apontando suas percepções sobre o Temporão.

Ainda realizamos um debate entre o público e os realizadores, em que escutamos e tiramos duvidas. Ao fundo, Carioca fazia projeção ao vivo com as imagens do documentário, criando novos significados a montagem.

Acredito que o mais prazeroso da experiencia, foi perceber que a idéia geral havia sido entendida, e apesar de alguns pontos não terem sido claros para todos, o objetivo principal foi alcançado com sucesso e isso foi muito gratificante para nós da equipe. Lendo os formulários depois da sessão, vi que cada um dos espectadores conseguiu colocar sentidos a mais, perceberam mais a imagem ou focaram mais no som. Tiveram sensações distintas em momentos distintos. Trouxeram realmente cada um uma parte do elefante e com isso montaram um quebra cabeça sem solução.

Para alguns, um sentimento de nostalgia. Para outros de confusão. Uns sentiram felicidade. Outros tristeza e angústia. Cada um em sua busca, cada um com sua bagagem. E o filme conseguiu extrair esses sentimentos de maneira sutil.

Gostaria de agradecer a todos que compareceram a sessão! A colaboração de cada um foi muito bem vinda e será levada em consideração nessa fase final de edição.

Agradecer também a todos que ajudaram a montar a sessão: Cury, Birds, Zélin, Marreco, Carica, Aninha, Laila e aos funcionários do teatro municipal.

E finalmente agradecer a chuva, porque apesar de inconveniente ela foi inesquecivel! Naturalmente um efeito sinestesico e sonoro que contribuiu para que essa exibição seja como nenhuma outra que o filme, tomara, venha a percorrer.

~ por felipecarrelli em 30/11/2010.

4 Respostas to “Temporal!”

  1. sessão linda, que venham muitas outras outras…

  2. sessão linda, e ainda rolou um debate no fim! que venham outras…

  3. Queria ter visto!
    =[

    • as exibicoes estao so comecando Fred! vamos enviar para muitos festivais e se tivermos sorte entraremos em alguns.. vamos frequentemente divulgar aqui os novos locais de exibicao! voce eh de onde? abracao!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: